Carta Mensal | Setembro de 2020

Nos últimos meses, testemunhamos uma vigorosa recuperação econômica em diversas partes do globo. Embora essa recuperação seja desigual --- setores como turismo, aviação, entretenimento e partes do varejo ainda sofrem ---- outras partes da economia ensaiam recuperação. No Brasil, os números de venda no varejo mostram uma forte recuperação econômica nos últimos 3 meses. Em função disso e dado o encolhimento do parque produtivo, a inflação de alimentos e diversas matérias primas se mostra um pouco mais altista na ponta, alterando marginalmente a expectativa dos componentes do boletim FOCUS sobre a trajetória da SELIC em 2021.


Assim, 2020 será com certeza assunto de estudos econométricos e econômicos sobre o impacto e os aprendizados macro econômicos da crise. Embora saibamos que os esforços fiscais e monetários funcionaram como desfibrilador da parada cardíaca econômica, o que ainda não conhecemos são os efeitos colaterais no paciente e seus vícios subsequentes. Desconfiamos desde já, com algum grau de certeza, que o nível de liquidez global acaba criando dependência em alguns mercados. Seguem alguns dos tratamentos e feitos colaterais que identificamos nos últimos meses.


Veja a íntegra da Carta Mensal de Setembro de 2020.

V8 Capital Gestão de Investimentos Ltda.

Rua Samuel Morse, 74, cj 33, São Paulo, SP

Tel: +55 11 5502 0200

Email: ri@v8capital.com.br

Leia o prospecto e o regulamento antes de investir. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. A rentabilidade divulgada não é liquida de impostos. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou Fundo Garantidor de Crédito – FGC. Não há garantia de que este fundo terá o tratamento tributário para fundos de longo prazo. Os fundos multimercados podem estar expostos à significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes. Este fundo utiliza estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias da forma como são adotadas, podem resultar em perdas patrimoniais para seus cotistas. Os indicadores econômicos são meras referências econômicas, e não metas ou parâmetros de performance. Este FUNDO tem menos de 12 (doze) meses. Para avaliação da performance de um fundo de investimento, é recomendável a análise, no mínimo, 12 (doze) meses.