Carta Mensal | Março de 2020

Investidores bem sucedidos e experientes geralmente são atentos à armadilhas comportamentais. Vivência de crises, somada ao mapeamento das heurísticas comportamentais didaticamente apontadas por Daniel Kahneman trouxe essa lucidez à comunidade de investimentos moderna. Com isso, apenas os mais experientes conseguem calibrar risco e aguentar posições custosas no curto prazo para lográ-las vencedoras no médio e longo prazo. A armadilha comportamental que me refiro é a armadilha do nível de preço: acreditar que uma melhora pontual do humor do Sr. Mercado possa sugerir que os investidores estejam convencidos que o problema está resolvido. Em bom português, é o rabo balançando o cachorro.


Acessar o mindset de períodos passados e compará-los com sua performance subsequente acaba sendo um dos recursos mais valiosos que temos. Poucas profissões permitem tal mensuração objetiva da congruência do que a de gestor de fundos: temos por hábito (e regulação) registrar nossas convicções, e publicamos nossa performance diariamente. Explicar um mês de performance ruim quando o mercado cai é relativamente fácil. Explicar que você antecipou o movimento, mas não conseguiu aproveitar, é muito mais difícil. É como ir numa corrida de cavalos, publicar com antecedência o resultado da corrida nas mídias sociais, acertar, e simultaneamente perder dinheiro tendo apostado em outro resultado. Mas voltaremos nesse ponto em breve.

Veja a íntegra da Carta Mensal de Março de 2020.

V8 Capital Gestão de Investimentos Ltda.

Rua Samuel Morse, 74, cj 33, São Paulo, SP

Tel: +55 11 5502 0200

Email: ri@v8capital.com.br

Leia o prospecto e o regulamento antes de investir. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. A rentabilidade divulgada não é liquida de impostos. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou Fundo Garantidor de Crédito – FGC. Não há garantia de que este fundo terá o tratamento tributário para fundos de longo prazo. Os fundos multimercados podem estar expostos à significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes. Este fundo utiliza estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias da forma como são adotadas, podem resultar em perdas patrimoniais para seus cotistas. Os indicadores econômicos são meras referências econômicas, e não metas ou parâmetros de performance. Este FUNDO tem menos de 12 (doze) meses. Para avaliação da performance de um fundo de investimento, é recomendável a análise, no mínimo, 12 (doze) meses.