Carta Mensal | Maio de 2020

É bem conhecido o fato que o mercado financeiro antecipa movimentos econômicos, e frequentemente o faz muitas vezes de maneira exagerada para cima ou para baixo. Ao depender da performance do Ibovespa em maio (+8,57%) e da primeira semana de junho (11,03%), os preços de mercado de equities no mundo e no Brasil sugerem uma recuperação econômica em “V”, para se valer do jargão dos economistas. Em outras palavras, a retomada da atividade será rápida e brusca, baseando-se na velocidade dos preços dos ativos no Brasil.


Também é notável o desempenho do real contra o dólar, que apesar de no mês de maio não apresentar variação entre os primeiros e últimos dias do mês, foi do céu ao inferno, tocando valores maiores que R$5,90, e valorizando em direção aos R$4,90 entre a última semana de maio e a primeira semana de junho. O EWZ, o ETF da bolsa brasileira negociada em USD, valorizou 10,21% contra 2,97% do ETF de mercados emergentes em maio, mostrando uma recuperação do prêmio de Brasil. Nosso risco país também desabou mais de 100 pontos nesse período. Parte desse ânimo renovado dos mercados vem da retomada da atividade econômica, principalmente no Hemisfério Norte, acompanhada pelo declínio de novos casos de covid-19; parte do discurso da brusca valorização dos ativos brasileiros vem da narrativa que os preços estavam “atrasados demais” com relação à outros mercados. Entretanto, a disparidade da confiança da trajetória econômica e a violenta recuperação do preço dos ativos é gritante. Nos EUA, a escala absoluta e relativa dos estímulos monetários e fiscais foi sem precedentes históricos. No caso do Brasil, a economia foi injetada com estímulos fiscais e monetários de menor amplitude, mas a situação imunológica da economia é mais debilitada, com complicações fiscais, políticas e sanitárias: o país é um paciente com muitas comorbidades.

Veja a íntegra da Carta Mensal de Maio de 2020.

V8 Capital Gestão de Investimentos Ltda.

Rua Samuel Morse, 74, cj 33, São Paulo, SP

Tel: +55 11 5502 0200

Email: ri@v8capital.com.br

Leia o prospecto e o regulamento antes de investir. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. A rentabilidade divulgada não é liquida de impostos. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou Fundo Garantidor de Crédito – FGC. Não há garantia de que este fundo terá o tratamento tributário para fundos de longo prazo. Os fundos multimercados podem estar expostos à significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes. Este fundo utiliza estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias da forma como são adotadas, podem resultar em perdas patrimoniais para seus cotistas. Os indicadores econômicos são meras referências econômicas, e não metas ou parâmetros de performance. Este FUNDO tem menos de 12 (doze) meses. Para avaliação da performance de um fundo de investimento, é recomendável a análise, no mínimo, 12 (doze) meses.