Carta Mensal | Abril de 2020

Gestores que se prezam sempre sabem onde estão os preços de mercado. É uma habilidade que se adquire com a profissão. Com o tempo, desenvolvemos o hábito de conhecer a volatilidade de certos preços e variáveis. Chegamos ao ponto de inferir preços de um ativo olhando para o preço de outro, por correlações que guardamos na cabeça. Infelizmente, o mesmo não pode ser dito sobre o valor real dos ativos que negociamos diariamente, já que a pandemia do Covid-19 descartou todas as premissas econômicas que tínhamos para 2020.


“Valor” no mercado financeiro é uma variável estudada por muitos, falada por todos, mas conhecida por poucos. O valor do juros, do câmbio, da bolsa, todos esses ativos têm um ponto em comum para definir seu valor. Esses ativos dependem que algumas premissas se comportem dentro de condições normais de temperatura e pressão. Essa condições geralmente são atribuídas à uma certa parametrização de expectativa de crescimento econômico, inflação, nível de emprego, lucros das empresas, e um certo intervalo de governança da política. Com o avanço da pandemia e intensificação da quarentena, uma crise política no Brasil ameaça desencadear uma crise muito maior que a necessária (sendo que a magnitude da crise necessária já seja uma das maiores contrações econômicos dos últimos 20 anos).

Veja a íntegra da Carta Mensal de Abril de 2020.

V8 Capital Gestão de Investimentos Ltda.

Rua Samuel Morse, 74, cj 33, São Paulo, SP

Tel: +55 11 5502 0200

Email: ri@v8capital.com.br

Leia o prospecto e o regulamento antes de investir. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. A rentabilidade divulgada não é liquida de impostos. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou Fundo Garantidor de Crédito – FGC. Não há garantia de que este fundo terá o tratamento tributário para fundos de longo prazo. Os fundos multimercados podem estar expostos à significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes. Este fundo utiliza estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias da forma como são adotadas, podem resultar em perdas patrimoniais para seus cotistas. Os indicadores econômicos são meras referências econômicas, e não metas ou parâmetros de performance. Este FUNDO tem menos de 12 (doze) meses. Para avaliação da performance de um fundo de investimento, é recomendável a análise, no mínimo, 12 (doze) meses.