top of page

Carta do Gestor - Estratégias Sistemáticas | Maio de 2023

Em seus últimos anos em Stanford, Phil Knight escreveu um artigo sobre tênis. Knight era um corredor ávido e entendia sobre o assunto. Além disso, por ser fascinado pelo mundo dos negócios, também sabia que as câmeras japonesas haviam desafiado a liderança dos alemães no segmento. Em seu artigo ele defendia que a mesma coisa poderia acontecer no mercado de tênis para corridas, que até então era dominado pelas alemãs Adidas e Puma.

Pouco tempo depois, em 1962 e aos 24 anos de idade, Knight decidiu fazer uma viagem de volta ao mundo, mas a ideia do seu artigo nunca saiu de sua cabeça. Em novembro ele chegou ao Japão e encontrou o que estava procurando na cidade de Kobe. De forma inusitada o jovem conseguiu uma reunião na Onitsuka Tiger, se apresentou como representante da Blue Ribbon Sports – uma empresa que ainda não existia de fato e que se transformaria na Nike nos anos seguintes – e saiu de lá com uma proposta para representar a empresa japonesa nos EUA.


bottom of page